No dia 3 de novembro o Projeto Fanzine na Caixa Postal realizou uma palestra sobre fanzine com alunos da Banda de Drum Corp da EMEF D Paulo Rolim Loureiro. Os alunos, junto com o professor e maestro Wagner sugeriram propostas para seus futuros fanzines, receberam o 6º Tribufu, fanzine do Movimento Cultural Penha, e agendamos os próximos encontros para confecção do fanzine da Banda com 15 dos 100 alunos, que compõe atualmente a Banda.
No dia 14 de setembro tivemos um primeiro encontro com a Banda da EMEF Frei Mont'Alverne, que há mais de 10 anos tem seus trabalhos desenvolvidos sob coordenação do Professor e músico Uelinton. Neste primeiro encontro foi feita uma primeira sondagem da Banda para confecção do fanzine, para isso foi colhido depoimentos dos alunos mais velhos e mais novos, histórico, curiosidades, fotos antigas da banda trazida pelos alunos, registro fotográfico de ensaio e um olhar sobre as partituras e objetos da Banda. Houve também uma celebração surpresa do aniversário da Professora de Dança e Coreógrafa Sheila, que recentemente junto com o músico e baterista "Bo" somam o time que desenvolvem as atividades com cerca de 60 alunos da escola. A turma do "MAL" Aniversáio da Profª Sheila
PROJETO DO PROGRAMA VAI 2009 "FANZINE NA CAIXA POSTAL"
Arte e comunicação em Fanzines
Em dois anos consecutivos o MCP desenvolve projetos de Produção de Fanzines, financiado pela Lei de Valorização das Iniciativas Culturais – VAI da Prefeitura de São Paulo, em 2008 foi o Fanzine na Panela com formação em comunicação alternativa e no segundo semestre de 2009 o Fanzine na Caixa Postal, que amplia sua produção nas escolas com a produção de Fanzines e Post-Art.
Veja as fotos no Blog: www.tribufu-mcp.blogspot.com
O Movimento Cultural Penha é uma Organização não Governamental, fundada no bairro da Penha no ano de 2001, mas sua origem enquanto movimento cultural data de 1985, atualmente foi reconhecida pelas suas atividades também como Ponto de Cultura do Município de São Paulo pelo Ministério da Cultura.
MISSÃO
Desenvolver projetos, metodologias, pesquisas, articulação e produção na área da cultura e memória visando a formação e a qualidade de vida em comunidades e escolas na região leste do Município de São Paulo.
VISÃO:
Tornar-se referência no Brasil na produção de conhecimento relacionado à pesquisa, formação e criação de metodologias de trabalho na área da cultura e memória com escolas e comunidades, articulando com diversas esferas sociais como a educação e o meio-ambiente.